resumo sangue histologia
Os leucócitos apresentam a função de defesa, percorrem constantemente o corpo, atravessam por diapedese a parede e vênulas e de capilares e concentram-se nos tecidos atacados. *Diapedese – saída ativa de leucócitos para fora do sistema circulatório.
Composição do Plasma As principais proteínas do plasma são as albuminas, as alfa, beta e gamaglobulinas, as lipoproteínas e as proteínas que participam da coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio. As albuminas, que são sintetizadas no fígado, desempenham papel fundamental na manutenção da pressão osmótica do sangue; deficiência em albuminas causa edema generalizado. Já as gamaglobulinas são anticorpos, por isso também chamadas de imunoglobulinas.
Coloração das células do sangue As estruturas acidófilas ficam na cor rosa, as basófilas em azul e as que fixam os azures, são azurófilas e aparecem na cor púrpura.
Eritrócitos São anucleados e contêm grande quantidade de hemoglobina. Tem a forma de disco bicôncavo, permanecem sempre no interior dos vasos, essa forma bicôncava proporciona grande superfície em relação ao volume, o que facilita as trocas gasosas. São flexíveis passando facilmente pelas bifurcações dos capilares, onde sofrem deformações temporárias sem se romper. Devido à sua riqueza em hemoglobina (proteína básica), os eritrócitos são acidófilos, se coram pela eosina. Sua forma bicôncava é mantida por proteínas estruturais do citoesqueleto e ligadas à membrana da hemácia, como a espectrina, anquirina e actina. Anormalidades nessas proteínas levam a formação de eritrócitos deformados.
Leucócitos São classificados em dois grupos: os granulócitos e os agranulócitos. Os granulócitos têm núcleo de forma irregular e mostram no citoplasma grânulos específicos que, ao microscópio eletrônico, aparecem envoltos por membrana. Há três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Além dos grânulos específicos, essas células