Sistema Linfatico
Introdução
O sistema linfático é uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
Principais funções
O sistema linfático possui três funções inter-relacionadas:
Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório. produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.
Orgãos e Celulas do sistema
Medula óssea: é o orgão mais iumportante do sistema linfatico e também do sistema Hematopoiético (sanguineo), porém as celulas produzidas pela medúla óssea para o sistema sanguineo são as hemácias e os leucócitos, ja as celulas do sitema linfatico são chamados de Linfócitos, e do mesmo existem três tipos:
Linfócito T: Produzido na medula óssea e amadurecido no Timo, orgão localizados no inferior da caixa toraxica. Depois de amadurecido o linfócito é capaz de produzir varios tipos de anticorpos.
Linfócito B: Produzido e amadurecido na coluna ossea, tem esse nome por ser produzido na Bone Marrow.
Linfócito NK: Natural killer tem a função de regular a