Os processos psicossociológicos nas redes e comunidades sociais digitais. Efeitos de mudança pessoais e sociais na interação Online.
2º Ano de Psicologia
Psicologia das Tecnologias da Informação e da Comunicação
Ano letivo de 2011/2012
Os processos psicossociológicos nas redes e comunidades sociais digitais. Efeitos de mudança pessoais e sociais na interação Online.
Intraindividualidade: anonimato, perda de identidade e o self e a construção de novas identidades.
Resumo
Nos dias que correm a Internet é um local onde as interações sociais são cada vez mais frequentes, aliás, cada vez mais a Internet é a solução para comunicar com amigos ou familiares que se encontram longe. Além disso são muitas as relações interpessoais que surgem através da Internet, pois, as interações Online, permitem estabelecer relações pessoais diferentes das relações presenciais. Quando surgiu a Internet, eram muitos os estudos e relatos que por meio dos Média retratavam os seus aspetos negativos, sendo provado posteriormente que a Internet também tem aspetos positivos a salientar. Hoje, acredita-se que as interações Online podem ser de fato diferentes das interações reais, destacando-se sobretudo quatro características: o anonimato, a distância física ou a proximidade, a aparência física e pistas visuais em geral, o tempo. Tendo em conta os contributos da investigação sobre construção da presença Online, anonimato, perda de identidade, o self e a construção de novas identidades nas interações virtuais, optou-se por resumir as principais perspetivas tratadas na literatura revista refletindo depois sobre a influência destes processos no desenvolvimento de algumas dimensões intraindividuais.
Palavras-Chave: Comunicação mediada por computadores; Presença Online; Perda de Identidade; Self e a Construção de novas identidades.
Enquadramento à temática
Quando surgiram os primeiros computadores digitais, eram vistos como uma máquina rápida, precisa e com capacidade de armazenamento, permitindo a troca e arquivo de ficheiros