LIBRAS
DEFICIENTE: Em que há deficiência. Que ou quem apresenta deformação física ou insuficiência de uma função física ou mental; que ou quem apresenta uma deficiência.
DIFERENTE: Não semelhante; em que se nota diferença. Desavindo
O SURDO: INCLUSÃO EDUCACIONAL.
Segundo Vygotisky, 2001,a educação de pessoas surdas é um tema bastante preocupante por conta da falta de planejamento e especialização por parte dos profissionais da educação. A linguagem é responsável pela regulação da atividade psíquica humana, pois é ela que permeia a estruturação dos processos cognitivos, possibilita interação fundamental para a construção do conhecimento.
A inclusão apresenta-se como uma proposta para a escola, mostrando estar disposta a entrar em contato coma as diferenças, acontece que as pessoas que apresentam necessidades especiais precisam de uma série de condições, que muitas vezes não tem na própria escola como: apoio pedagógico, psicológico, especialista que atuam na área de educação especial, tornando difícil o trabalho do professor em sala de aula. O aluno surdo é diferente e não deficiente, ele apenas não ouve, com ajuda da escola e familiares, ele consegue ter um bom desempenho na escola e no vida social. A inclusão é muito mais sério que pensamos, por isso não basta ter alguém o tempo todo com o surdo, é mostrar que ele é tão capacitado para a aprendizagem quanto os outros alunos, é aceitar as diferenças.
Signo, Significados e os significantes.
Ex :Signo Um copo, ele vê um copo.
- significado Sabe que é para por algo.
- significante
Em seguida tomará.
Siguinificante:
O pensamento é a linguagem para Piaget (você pensa depois você fala) libra organiza o pensamento, o cognitivo desenvolve o conhecimento ela terá um salto na linguagem.
Para uma inclusão satisfatória é necessário que todos da sala tenham acesso nas atividades.
Uma história contada com figuras,