trabalho udp
Aluno - Wiliam
O UDP é um protocolo de transporte sem conexão e não-confiável. Ele não adiciona nenhum controle adicional aos serviços de entrega do IP. Ele éum protocolo muito simples com um mínimo de overhead.
Portas conhecidas no UDP A tabela abaixo mostra alguns exemplos de portas conhecidas usadas pelo UDP:
Porta791113171953676869111123161162
ProtocoloEchoDiscardUsersDaytimeQuoteChargenNameserverBOOTPs-
BOOTPcTFTPRPCNTPSNMPSNMP
DescriçãoEcoa um datagrama recebido de volta para o emissor.Descarta qualquer datagrama recebido.Usuários ativosRetorna data e horaRetorna um comentário do dia.Retorna um string de carateresDomain Name ServicesServidor bootstrapCliente bootstrapTrivial File Transfer ProtocolRemote Procedure CallNetwork Time ProtocolSimple Network Management ProtocolSimple Network Management Protocol (trap)
Datagramas de Usuário Datagramas de usuário são pacotes de UDP que possuem um cabeçalho de tamanho fixo de 8 bytes.
- Porta de origem: Este campo especifica o número da porta usada pelo processo em execução no host de origem e possui 16 bits de comprimento. Se o host de origem for um cliente, o número da porta e efêmero solicitado pelo processo cliente e escolhido pelo software UDP. Se for um servidor, o número da porta e um número de porta conhecido.
- Porta de destino: Especifica o número da porta usado pelo processo em execução no host de origem e também possui 16 bits. Se o host de destino for um servidor o número da porta e conhecido. Se for um cliente, o número da porta e efêmero.
- Comprimento:16 bits define o comprimento total de um datagrama UDP. Entretanto o comprimento total deve ser menor, pois um datagrama UDP deve ser repassado em um datagrama IP de comprimento total de 65.535 bytes.
- Checksum: Campo de 16 bits usado para detectar erros na transmissão de datagrama UDP. O checksum inclui três sessões : um pseudocabeçalho, o cabeçalho UDP e os dados provenientes da camada de