Serviço social
BERGER, Peter. A perspectiva sociológica – o homem na sociedade. IN: Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 1988. p. 78- 105.
*O homem na sociedade
Ideia Principal.
(pág. 79) - “Estar localizado na sociedade significa estar no ponto de interseção de forças sociais específicas. A pessoa age em sociedade dentro de sistemas cuidadosamente definidos de poder e prestígio”.
Objetivo.
(pág. 79) – “O que nos interessa no momento é a maneira como essa localização informa a um indivíduo aquilo que ele pode fazer e o que pode esperar da vida”.
Principais argumentos. (pág. 81 – 90) Controle social “É um dos conceitos mais utilizados em sociologia. Refere- se aos vários meios usados por uma sociedade para “enquadrar” seus membros recalcitrantes.” “Os métodos de controle variam de acordo com a finalidade e o caráter do grupo em questão. Em qualquer dos casos, os mecanismos sociais funcionam de maneira a eliminar membros indesejáveis e “para estimular os outros”. “Em qualquer sociedade normal a violência é utilizada com parcimônia e como último recurso, e a mera ameaça dessa violência final basta para o exercício cotidiano do controle social”. “O ridículo e a difamação são instrumentos potentes de controle social em grupos primários de todas as espécies”. “Uma das punições mais devastadoras à disposição de uma comunidade humana consiste em submeter um de seus membros ao opróbrio e ostracismo sistemáticos. “O grupo humano no qual transcorre a chamada vida privada da pessoa, ou seja, o círculo da família e dos amigos pessoais, também constitui um sistema de controle. A desaprovação, a perda de prestígio, o ridículo ou desprezo nesse grupo mais íntimo têm efeito psicológico muito mais sério que em outra parte”.
(pág.91 – 93) Estratificação Social “Estratificação significa que toda sociedade possui um sistema de hierarquia”. “O tipo de estratificação mais importante na