Serviço social
Considerando tais afirmações, entende-se que o projeto de formação profissional, expresso nas novas diretrizes curriculares, resultou de um embate teórico, político na categoria de assistentes sociais na tentativa de romper com a influência conservadora tradicional que limitava o desvelamento da complexidade da questão social e, conseqüentemente, as estratégias profissionais a serem propostas para seu enfrentamento.
A análise da crise do capital em suas dimensões históricas, na contemporaneidade, e sua repercussão, no Brasil, constitue um dos elementos centrais que norteia o projeto de formação profissional e a construção das novas diretrizes curriculares. Isto porque esse novo contexto da sociedade capitalista altera o processo de reprodução social das classes sociais, impõem novas formas de enfrentamento da questão social, afetando decisivamente as demandas, os objetivos, as habilidades, enfim as atividades dos assistentes sociais, reflexo das mudanças na divisão sócio-técnica do trabalho.
A revisão curricular do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas – UFAL vem atender as novas exigências para a formação dos Assistentes Sociais, proposta pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Essas exigências têm por determinação