serviço social e a questão social
edinei messias alecrim
o serviço social e a questão social considerações sobre a relação entre serviço social e a questão social
Irecê
2008
EDINEI MESSIAS ALECRIM
o serviço social e a questão social considerações sobre a relação entre serviço social e a questão social
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II; Oficina de Formação II; Sociologia II: Psicologia Social e Filosofia.
Orientadores: Adarly Rosana; Giane Albiazzetti; Daniela Sikorski; João Vicente e Lisnéia Rampazzo
Irecê
2008
o serviço social e a questão social
Tais iniciativas revelam que o aprofundamento do capitalismo busca, para se processr, uma nova racionalidade, em que o atendimento da ‘questão social’ carece de aparato assistencial e educativo mais eficiente ao que vinha sendo realizado pela caridade cristã ( BARBOZA, 2008, p. 134)
O capitalismo sempre foi objeto de dissiminação dos ideais de aceleração da concentração da renda e em consequência, o aumento das mazelas sociais. A expansão da ideologia capitalista, em toda América, especialmente no Brasil, acabou por criar um fértil terreno para incialmente articular uma política de reconhecimento das urgentes necessidades de melhoria da vida do povo.
Desde 1945, com o final da II Guerra mundial que as atenções do mundo se voltaram para a resolução dos conflitos pós –guerra. A reconstrução dos países atingidos pelos bombardeios foram alvos ditos “assistenciais” por países como os Estados Unidos, uma forma de aproveitar as crises de alguns povos para implantar o modelo imperialista de socorrer os paises, para depois dominá-los financeiramente. Aqui se articula o capitalismo na sua roupagem