PESQUISA_OPERACIONAL_parte_1

2166 palavras 9 páginas
PESQUISA OPERACIONAL

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional (PO) é um conjunto de técnicas matemáticas que visam fornecer soluções para problemas específicos, visa a aplicação mais eficiente de recursos limitados na obtenção de resultados “ótimos” para os objetivos a serem atingidos.
Pode-se dizer que seu nascimento oficial deve-se a iniciativa dos serviços militares ingleses no início da 2ª Guerra Mundial, por causa dos esforços de guerra, cientistas e pesquisadores ingleses prestaram apoio ao seu governo na solução de importantes problemas de natureza tática e estratégica, na tentativa de, em conjunto com os militares usar mais adequadamente os poucos meios disponíveis para fazer frente a um inimigo mais poderoso.
Deste modo, alguns problemas forma solucionados, como por exemplo: a determinação do número mínimo de aviões ingleses a serem mantidos em condições de defesa frente a ataques alemães, visando se possível liberar outros aviões para realizar incursões às instalações e áreas inimigas no continente europeu.
Os cientistas foram chamados para fazer pesquisa em operações militares (daí o nome de Pesquisa Operacional) e seus esforços foram considerados decisivos em várias operações de guerra.
Após a guerra, com o retorno destes cientistas à vida civil (universidades, centros de pesquisa e indústrias) inúmeras outras aplicações foram desenvolvidas e, com o advento do computador, problemas cada vez mais complexos e com grande número de variáveis e equações puderam ser solucionados.

DEFINIÇÃO

Não existe uma definição padrão para Pesquisa Operacional (PO), vejamos algumas delas:

• “A Pesquisa Operacional é uma ferramenta, ou melhor, um conjunto de ferramentas. È uma fonte de modelos e de métodos de como resolver os modelos. Também orienta sobre que dados coletar e como lidar com a imprecisão dos dados”. Pierre Jacques Ehrlich

• “Pesquisa Operacional é uma abordagem científica à resolução de problemas para administração executiva”. Harvey M.

Relacionados