Serviço social e saúde mental
- Tema:
Droga dição na Adolescência no município de Campanário. MG
- Introdução
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na historia da humanidade e constitui um grave problema na saúde publica, e várias consequências pessoais e sociais no futuro dos adolescentes e de toda sociedade.
A adolescência é um fenômeno de diferenciação em que naturalmente afasta-se da família para aderir ao grupo de iguais. É um momento especial, nessa etapa, porem não aceita orientações, pois atesta possibilidades de ser adulto, ter poder e controle sobre si mesmo.
Ao entrar em contato com o grupo e com as drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se a muitos riscos, o encontro dos adolescentes e a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade é difícil de ser abordado.
- Justificativa
Em função do avanço do uso de drogas entre nossos adolescentes, vejo a necessidade de desenvolver um projeto de prevenção do uso de drogas entre os mesmos, uma vez que estamos situados numa área de risco e de grande vulnerabilidade social. O município de Campanário está localizado às margens da BR 116 com poucos atrativos saudáveis para vida do adolescente, inserido num contexto de marginalização e violência muitas vezes reforçado pela ociosidade. Nos falta condições e facilidade para a preservação da saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, experimental e social em condições de liberdade e dignidade.
- Considerando o enorme impacto produzido pelo consumo abusivo de substancias entorpecente; a justiça da infância e juventude deve tentar e promover mecanismos eficazes de recuperação e prevenção dos adolescentes envolvidos com o uso das drogas, através de medidas que venham assegurar a garantia plena de seus direitos em condições peculiares de pessoas em desenvolvimento.
Considerando ainda a necessidade de atendimento à demanda por serviços e programas voltados