Serviço Social e Saude mental
LUANA DA SILVA FERNANDES
O trabalho do Assistente Social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Relato de Experiência
SÃO PAULO
2013
FMU - CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
LUANA DA SILVA FERNANDES
O trabalho do Assistente Social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil: relato de Experiência
Trabalho apresentado como exigência para avaliação final do curso Organização e Gestão de Políticas Sociais sob a orientação da professora Maria Fernanda Costa.
SÃO PAULO
2013
Resumo
Este artigo se propõe a mostrar a experiência do assistente social junto a um Centro de Atenção Psicossocial Infantil – CAPSi. Trata-se de um relato de experiência e objetiva contribuir para ampliar o debate sobre o exercício profissional do assistente social em saúde mental, que em parte acontece em serviços como CAPS, bem como explicitar o cotidiano deste tipo de trabalho. Para esta problematização foram elencadas as atividades consideradas relevantes e que pedem a ação do serviço social. Após análise das atividades inerentes ao Serviço Social percebemos a importância de um profissional criativo, atento e crítico, no sentido de fortalecer a categoria profissional.
Palavras chaves: Saúde mental, Assistente Social, Centro de Atenção Psicossocial.
Introdução
A proposta deste trabalho é relatar a experiência do assistente social em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil- CAPSi, identificando a partir do cotidiano profissional, quais as demandas inerentes a este serviço e como o assistente social se coloca no exercício de sua profissão. A finalidade do relato é contribuir para que se faça conhecida a atuação do assistente social nestes espaços