Serviço Social na Saúde Mental
Acadêmicos
Adriana Costa de Bairros
Verônica Covolo
Professor- Tutor Externo
Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi
Curso de Serviço Social(SES 0205)
Prática do Paper
02/07/14
Resumo
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada no SAT ( Setor de Admissão e Triagem)do Hospital Psiquiátrico São Pedro, juntamente com a assistente social. Para fazer um resgate da história do hospital,que foi a primeira instituição do nosso Estado, e conhecer o trabalho realizado neste setor. Observaremos as mudanças ocorridas com a Reforma Psiquiátrica da Lei da Saúde Mental e o entrosamento do Serviço Social nesta nova caminhada.
Palavras- chave: São Pedro,Saúde Mental e Serviço Social.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho proporcionará a oportunidade de conhecermos o trabalho realizado no Hospital Psiquiátrico São Pedro, local este que foi cenário do descaso com os seres humanos que necessitavam de atendimento em Saúde Mental ou mesmo dependentes químicos. Através de uma nova Lei da Reforma Psiquiátrica, busca-se um novo método de atendimento a estes que foram esquecidos pela sociedade; antes escondidos nos manicômios, considerados pessoas inaptas para conviverem com os demais. O assistente social que outrora considerado apenas um subalterno dos médicos, passa a ter um papel importante na Saúde Mental, ampliando suas possibilidades de atuação junto a esta clientela.
2 DESENVOLVIMENTO
HISTÓRICO DO HOSPITAL SÃO PEDRO O Hospital Psiquiátrico São Pedro,antes designado por manicômio,foi a primeira instituição psiquiátrica do Rio Grande do Sul, criado em 1874 e inaugurado em 1884,para abrigar os alienados e insanos. Antes de serem levados para o manicômio estes desventurados eram recolhidos pela Santa Casa ou levados para a cadeia. Como causavam grandes transtornos a Santa Casa, ou nas cadeias estes alienados tinham que conviver com criminosos, houve uma