Serviço Social e Saúde Mental
Trata-se de um trabalho, que visa analisar as transformações societárias que levam a exclusão social de pessoas com doença mental, as quais têm seus direitos violados ainda no seio familiar, no momento em que sofrem abandono por parte de seus familiares. Neste trabalho pretendo focar na ação profissional do assistente social direcionada a melhoria da qualidade de vida destes cidadãos dentro da instituição, tendo em vista que as maiorias destes cidadãos permanecem em instituições desde o seu nascimento ate o decorrer de sua vida.
1- Objeto
De que forma o assistente social pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida do doente mental institucionalizado?
2- Justificativa
O que despertou meu interesse sobre o tema, foi após uma visita de campo para o desenvolvimento de um trabalho realizado em uma determinada instituição direcionada ao abrigamento de pessoas com deficiência mental de graus leve, moderado, e avançado, onde pude observar de acordo com informações colhida, que a instituição apenas priorizava os benefícios de assistência e saúde, não dando ou até mesmo deixando de dar a devida importância aos demais fatores também essenciais a uma boa qualidade de vida aos abrigados.
O objetivo desta pesquisa visa entender a questão social relacionada a este assunto, e analisar qual a contribuição do assistente social para melhorar a qualidade de vida desses cidadãos dentro da instituição, resgatando de certa forma sua cidadania.
Considero de extrema importância a abordagem deste tema na atualidade, visto que uma sociedade que se diz globalizada, ainda carrega o ranço do preconceito, da discriminação e da exclusão social, rompendo com o principio da igualdade, e violando os direitos de pessoas com deficiência mental garantidos por lei.