Serviço social transformações societárias
O Serviço Social amadureceu consideravelmente na década de 1990. O autor aponta alguns fatores do amadurecimento dessa área no Brasil. Um número significativo de unidades acadêmicas espalhadas pelo território nacional, sendo que um terço delas ficou concentrado na Região Sudeste; reconhecimento institucional pelas agências de pesquisas; maioridade intelectual na produção de conhecimento; amplo diálogo interdisciplinar; um grande contingente de assistentes sociais, em torno de 60.000 nos órgãos de legitimidade e representatividade e a discussão de categoria para o processo de configuração das LOAS.
PERSPECTIVAS IMEDIATAS, MERCADO DE TRABALHO E TENDÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO
O Serviço Social é o resultado de fatores externos ( conjunturas e estrutura ) e condições internas (exercício profissional, projeto profissional ). Baseado nesse pressuposto o autor faz a seguinte reflexão: o centro da polêmica profissional seráa manutenção, a consolidação e o aprofundamento da atual direção estratégica que se formou nos anos 80 e 90, ou sua contenção, modificação e reversão. Os princípios, os valores, os objetivos, as concepções teóricas, os instrumentos operativos, isto é, a cultura profissional, tem um peso determinante na delimitação da compatibilidade entre o exercício profissional e uma dada hegemonia política.
O MERCADO DE TRABALHO NA ATUALIDADE
A fragmentação das atividades profissionais requer uma definida especialização dos trabalhadores. Uma diferenciação progressiva das condições de trabalho nas instituições estatais e nas da iniciativa privada também se faz notar, mas como esquemas de controle e aferição mais estritos do desempenho profissional. A filantropizaçaõ da assistência da qual são exemplos a comunidade e a universidade solidária é um outro fator que chama a atenção.
Percebe-se umevidente crescimento da pobreza e da miséria e a redução do Estado, bem como o hiperdimensionamentoda solidariedade. O serviço