SERVIÇO SOCIAL X TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS
2958 palavras
12 páginas
SERVIÇO SOCIAL X TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIASO surgimento do Serviço Social como profissão está intrinsecamente ligado ao sistema capitalista, onde conforme Netto (2001) a profissão surge em um contexto histórico-político, em que o capital entra na fase monopolista agravando as diferenças entre as classes, e em consequência agudizando a questão social tornado-se necessário o controle e a manutenção da força de trabalho aos interesses da burguesia para manter sua hegemonia como classe dominante uma vez que a Questão Social, seu aparecimento e agudização, diz respeito à generalização do trabalho livre, em que a constituição do mercado de trabalho em moldes capitalistas está em pleno amadurecimento nos principais centros urbanos. A manutenção através do salário está a cargo do próprio operário e sua família. Sua sobrevivência se vincula ao mercado de trabalho e apesar do caráter aparentemente individual é aqui que aparece claramente seu conteúdo social: sua existência e reprodução só se tornam possíveis enquanto elemento de uma classe, através da luta que trava para garantir e ampliar suas condições de existência.
A exploração abusiva a que o operário é submetido e a luta defensiva que desenvolve, aparecerão para o restante da sociedade burguesa como uma ameaça a seus valores – a moral, a religião e a ordem pública. Impõe-se então a necessidade do controle social da força de trabalho. (CARVALHO, 1980).
O estado no capitalismo monopolista vai intervir no controle das tensões sociais através das políticas sociais uma vez que:
(...) o capitalismo monopolista, pelas suas dinâmicas e contradições, cria condições tais que o Estado por ele capturado, ao buscar legitimação política através do jogo democrático, é permeável a demanda das classes subalternas, que podem fazer incidir neles seus interesses e suas reivindicações imediatas. Este processo é todo tencionado, não só pelas exigências da ordem monopólica, mas pelos conflitos que esta faz dimanar em toda