Trabalho e serviço social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes
Neste escrito, a autora retrata sobre a abordagem da profissão como trabalho, que foi reafirmada nos debates atuais dirigidos pela Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social – ABESS – a partir do processo de revisão curricular do ensino de graduação em Serviço Social no país. Esses debates redundaram na formulação de uma proposta de Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social sob a exigência da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e aprofundaram desdobramentos, até então inexistentes, referentes à abordagem do exercício profissional no âmbito de processos e relações de trabalho.
Ao longo do texto, Iamamoto discute a centralidade da categoria trabalho no debate contemporâneo do Serviço Social tendo como base a perspectiva teórico metodológica de Marx, sobre a inserção do Serviço Social nos processos de trabalho.
A autora questiona se o trabalho ainda pode ser considerado uma categoria teórica fundamental na sociedade contemporânea, sendo que se afirma que o trabalho remunerado formal perdeu sua qualidade subjetiva de centro organizador de atividades humanas, de autoestima, de referencias sociais e até mesmo de orientações morais. São cada vez mais nítidas as expressões de precarização nos vínculos e relações de trabalho, pois há uma heterogeneidade nas formas de trabalho e das classes trabalhadoras, em vista da retração do trabalho industrial e