O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE – IAMAMOTO
1070 palavras
5 páginas
O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE – IAMAMOTOII. Trabalho e Serviço Social: o redimensionamento da profissão ante as transformações societárias recentes
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade. Trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 12 ed. 2007
Iamamoto trás uma analise dos tempos atuais, focalizando o serviço social dentro deste contexto. Estamos na era do grande capital financeiro, onde cresce o desemprego. Mais uma vez este tempo traz como desafio ao assistente social a luta dos trabalhadores por sobrevivência, estando cada vez mais difícil um trabalho estável. Aumenta ainda, contudo, a exclusão social de jovens, mulheres e crianças.
Devemos ter um olhar critico para o mundo e principalmente para a política.
A autora não dá a receita pronta para formar assistentes sociais, mas gera todo um embasamento para a profissão, que é dinâmica e que detém todo um currículo acadêmico para a formação deixando bem claro que serão as vivencias as capacitadores de bons profissionais.
Iremos nos deparar com inúmeras dificuldades, mas os sonhos não podem deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.
No Segundo capítulo Iamamoto fala sobre o trabalho e serviço social, cita que partir da década de 80 o Serviço Social passa a ser considerado como especialização do trabalho coletivo, essa profissão é participante do processo de produção e reprodução das relações sociais, fundamental para preservação da lógica e sistema capitalista.
A autora, a partir da influência de Karl Marx afirmar que o trabalho – enquanto organizador das atividades humanas – é categoria central no corpo teórico citado. ela questiona se podemos falar que essa categoria ainda seja fundamental na atualidade do capitalismo. Há hoje uma crescente diferenciação de formas de trabalho: assalariamento generalizado, trabalho autônomo, doméstico, escravo, mas há também uma visível retração do trabalho industrial, configurando um fenômeno