Influencia da areia
Reservatórios pouco consolidados são mais suscetíveis à produção de areia, tendendo a aumentar o drawdown de pressão ao longo do comprimento de poço. Esta sempre foi considerada um problema da indústria de petróleo, pois sua produção gera custos operacionais mais elevados podendo inviabilizar a produção além de poder causar dano à formação ou até mesmo perda do poço em caso de colapso da formação. Por isso, uma formulação da produção de areia é necessária para o controle da produção de óleo e para o monitoramento das condições do reservatório na região próxima ao poço para tornar a produção de economicamente possível.
Objetivo
Com o intuito de avaliar o grau de influência que a presença de areia exerce no diferencial de pressão do poço, uma relação matemática adequada para fluxo heterogêneo será empregada para computar o gradiente de energia da mistura. A diferença no gradiente de energia para o óleo puro e para a mistura será examinada para dutos horizontais em termos da concentração volumétrica de sólidos (a areia) e da velocidade de fluxo.
Motivação
Uma vez escolhido o regime de fluxo a ser modelado, o estudo permite evidenciar na teoria como a presença da areia irá afetar o diferencial de pressão do poço. Uma vez escolhido o regime de fluxo a ser modelado, o estudo demonstra como determindado tamanho de grão influenciará no drawdown do poço.
Aplicação na Indústria de Petróleo
Para aplicações práticas, esse estudo tenta providenciar uma tentativa para classificar os regimes de fluxo: homogêneo, heterogêneo a bedload, de acordo com o tamanho dos grãos. Transferindo os resultados obtidos aqui para as condições de campo, permite-se traçar as diretrizes gerais a serem seguidas que cuidarão das operações de produção em reservatórios pouco consolidados.
Resultados Obtidos
O estudo demonstra que, para um específico tamanho de sedimento e rugosidade do tubo, o efeito da presença de areia no drawdown de pressão não pode ser desprezado na maioria dos