Serviço social fundamento historico e teórico-metodologicos do serviço social ii
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTO HISTORICO E TEÓRICO-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Adriana - 3869757280
Gilda Rodrigues de A. da Gama – 4351837899
Jeniffer Joaquim - 4716878082
Maria Claudia Hipólito da Silva – 4304771975
Profº: Laura Santos
Tutora: Marlucia Félix
NITERÓI
2013
ETAPA: 1
Passo 1/2
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO O movimento marcado como reconceituação do Serviço Social tem por ventura descobrir suas origens, ressaltando uma ideologia sobre a sociedade e suas desigualdades dentre o capitalismo.
O Serviço Social teve inicio dentro da Igreja Católica que na época não aceitavam transformações as causas sociais.
Com o passar do tempo foi chegando o aprimoramento onde teríamos um Serviço Social voltado mais para a classe dominante do que para os subalternos.
O Serviço Social passou a ser reconhecido mais amplamente através de planejamentos, estudos, projetos e com grande ajuda de instituições publicas, visto que a responsabilidade sobre as pessoas menos favorecidas ficou por conta dos assistentes sociais.
Seguindo essa linha começaram a acontecer movimentos com perspectivas de modernizar e renovar a atuação do Serviço Social, voltando-se cada vez mais para a classe trabalhadora surgindo assim o código de ética profissional.
O movimento de reconceituação foi marcado por profissionais do ramo em busca de aprimoramento e coerência com relação à profissão.
Diante das reflexões expostas no texto, sobre as perspectivas criticas sociológicas em relação aos profissionais do Serviço Social, podendo perceber o quanto a teoria crítica contribui com a proposta da construção do projeto ético político da profissão, atribuindo ao Assistente Social um perfil crítico e inovador em sua prática profissional, firmando assim um elo entre a formação profissional dos assistentes sociais e as teorias desenvolvidas pelos fundadores da teoria crítica.
Para a confirmação