Fundamentos historicos e teoricos-metodologicos do serviço social ii
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
ALUNAS: Railda Pereira Matos Lola - RA: 358997
Leandra Batista Messias Nunes Fernandes - RA: 358915
Fabiana Freitas de Carvalho - RA: 359129
Tânia Maria Santos Silva - RA: 359097
Arilma Moura de Araújo Oliveira - RA: 358507
ATIVIDADE: Movimento de Reconceituação do Serviço Social.
PROFESSORA: Profa. Ma. Laura Santos
PALMAS – TO
DATA: 23/04/2013
INTRODUÇÃO: O Assistente social é o profissional qualificado que atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Este profissional ocupa um lugar especial no mercado de trabalho: na, medida em que ele atua diretamente no cotidiano dos grupos sociais, ele tem a real possibilidade de produzir um conhecimento sobre essa mesma realidade, fazendo desse conhecimento o seu principal instrumento de trabalho. Portanto, o atual cenário exige do profissional uma visão crítica desta realidade, buscando apreender os processos de mudanças sociais e assim, identificar novas possibilidades de intervenção profissional, procurando sempre o objetivo de materializar o projeto ético-político. * A reconceitualização da profissão do Assistente Social:
A partir da década de 1960 até hoje, o Serviço Social fundamenta sua teoria e conceito em ciências sociais, para inserirem-se nos fenômenos em transição, procurando capacitar pessoas para contribuir nas políticas sociais.
A trajetória na profissão foi marcada pelo desafio constante de provar que o trabalho da assistente social era uma profissão e que suas atividades