Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social ii
Serviço Social
Atividades Práticas Supervisionadas
Tutora a distância da disciplina – Profa. Ma. Laura Santos
Cleo Laurence Dantas da Costa RA-371253 – cleo_serrana@hotmail.com
Edna Maria Pereira de Lira – RA - 385594 - ednalira@hotmail.com
Lucinéia Maria Batista – RA – 397003 – lucineia.conselheira@gmail.com
Maria Clarice Pereira Fernandes – RA –- 397004 claryce_clara@hotmail.com
Rejaneide Mendes Ferino – RA –– 400766 - dedeimendes@hotmail.com
Relatório
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Currais Novos/RN
22/04/2013
Introdução O objetivo deste trabalho consiste na reflexão sobre as influências dos pressupostos filosóficos na história do Serviço Social, refletindo a importância do movimento de reconceituação iniciado nos anos de 1960 para a profissão, e suas influências das correntes filosóficas no Serviço Social: Positivismo, fenomenologia e dialética.
Relatório
O Serviço Social tem suas origens vinculadas à doutrina da igreja católica ela surge como desdobramento da ação social e da ação Católica da igreja. Está relacionado às profundas transformações econômicas e sociais que atravessam a sociedade brasileira. As primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por grupos cristãos. Predominavam alunos de classe média que buscavam o preparo para o exercício remunerado e também gratificação pessoal.
Em posição análoga, encontra-se o Serviço Social reconceituado, que se propõe atuar sobre as causas, atuar revolucionariamente sobre o sistema. O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.
Grandes projetos foram implantados com apoios de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e por iniciativa da igreja católica. O processo de implantação