Comentário em efésios
13 - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
Mas agora em Cristo Jesus: o significado consiste em que os efésios, quando ainda viviam longe de Deus e da salvação, foram reconciliados com Deus por intermédio de Cristo, de modo que, em seu sangue, se aproximaram dele. Porque o sangue de Cristo eliminou a inimizade que havia entre eles e Deus; e de inimigos se converteram em filhos.
14 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
Porque Ele é a nossa paz: Ele agora estende aos judeus a benção da reconciliação, e declara que todos se encontram unidos a Deus através de um único Cristo. E assim ele refuta a falsa confiança dos judeus que, desprezando a graça de Cristo, se vangloriavam de ser o povo santo e a herança eleita de Deus. Pois, se Cristo é a nossa paz, segue-se que todos quantos se acham fora dele permanecem em estado de inimizade com Deus.
Que de ambos fez um: Com o fim de abater o orgulho dos judeus, o apóstolo Paulo declara que tanto eles quanto os gentios haviam sido unidos em um só corpo.
Derrubando a parede de separação: visto que os judeus eram membros, e os demais eram estrangeiros em relação à igreja, o apóstolo Paulo diz que a inimizade é removida e o muro, derrubado. Cristo transformou todos nós em irmãos.
15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
Na sua carne desfez a inimizade: O muro impedia Cristo de reunir judeus e gentios,vemos aqui a razão pela qual ele foi derrubado: para abolir a inimizade por intermédio da carne de Cristo.
A lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças: Paulo quer dizer não só que os gentios são igualmente admitidos à comunhão da graça, de modo que não mais diferem dos judeus, mas também que se removeu o sinal de diferença; porquanto as cerimônias