Servico
Introdução
Trabalho realizado no âmbito da cadeira de Psicologia Social e das Organizações sob orientação do Professor João Pissara, no Instituto Superior de Serviço Social, Universidade Lusíada de Lisboa. É realizado por mim, Natália Vieira Discente da Professor.
Foi-me solicitado que elaborasse uma recensão do texto “A eficácia organizacional das Câmaras Municipais tal como percepcionada pelos respectivos presidentes e dirigentes dos serviços” elaborada por Joaquim José V. Pinto Coelho; Com o objectivo de sintetizar em reduzidas páginas a análise dos pontos-chave do mesmo.
Desta forma, esta recensão encontra-se divida em três capítulos:
1) Sinopse
2) Método Utilizado
3) Procedimentos Usados
I) Sinopse
O artigo em questão vem abordar a importância do factor eficácia para dois níveis distintos de intervenientes. Desta forma, pretende-se com o mesmo estudar os factores que estão na base do aumento ou não, da eficácia organizacional nas Câmaras Municipais.
Assim, é fundamental perceber que o Presidente da Câmara tem um papel basilar na relação que estabelece quer com os intervenientes directos (quem trabalha directamente com ele), quer com os intervenientes indirectos (população que abrange a câmara municipal). (Marillia,1994) ; Quer tal dizer que, os intervenientes directos são indispensáveis para que o presidente da câmara cumpra o seu papel da melhor forma possível, sendo assim líder.(Perry, 1998) Contudo, para tal necessita de aptidões importantes para executar a função que lhe foi confiada pelos seus representantes, tendo presente que pelas câmaras municipais comportarem vastos domínios o estudo incidiu particularmente nos estilos comportamentais do presidente, (Steers, 1981), em conformidade com o seu papel fulcral na tomada de decisões sobre os objectivos da estrutura que lidera e na forma como tais objectivos podem ter a sua concretização.
Nesta medida, vai-se encontrar uma ponte entre o comportamento e o