Servico social
Betim
2013
Josimar Gabriel de Jesus Castro
Lausimar Pereira Armendane
Letícia Agda Faria
projeto social
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social – 7º período da Universidade Una-Betim, na disciplina de Fundamentos da Pesquisa, orientada pelo professor Gustavo Melo.
Betim
2013
PROJETO SOCIAL
FASE DA IDENTIFICAÇÃO
Oportunidade da Intervenção
Ao estagiar no Programa Bolsa Família em Betim/MG, percebeu-se que há uma necessidade de esclarecer qual é o papel do Serviço Social em tal ambiente, ou seja, é preciso que as pessoas saibam o que é a profissão, quem é o Assistente Social e principalmente quais demandas são concernentes ao fazer do mesmo. Identificou-se que dentre os funcionários responsáveis por recepcionar os beneficiários, bem como os que atuam nos guichês, a maioria não têm conhecimento das atribuições que abrange o profissional do Serviço Social. Tal fato contribui para uma maior incidência de encaminhamentos ao setor, dentre os quais muitos não são de sua competência.
Em Betim o PBF é organizado de forma centralizada em um mesmo espaço com setores interdependentes. Quando um atendente não consegue assimilar a demanda do usuário ocorre que a maioria dos casos é encaminhado para o serviço social. Em muitos casos a demanda poderia ser resolvida nos próprios guichês ou até mesmo na recepção.
Se tais profissionais fossem orientados a compreender que tipo de demanda deve ser destinada a cada setor, muitas delas não seriam levadas desnecessariamente ao Serviço Social, o que proporcionaria uma atuação do Assistente Social focada apenas em questões concernentes ao mesmo. Tal ação transformaria os atendimentos no setor de Serviço Social mais ágil e eficaz.
Sustentabilidade da Ideia O projeto é de grande relevância para a melhoria do atendimento aos beneficiários do programa e para tornar o