RELATO
ELAINE DEMÉTRIO
O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO
Relato apresentado à disciplina de Oficinas de Gêneros Acadêmicos do 2º período do Curso Psicologia da Faculdade Dom Bosco.
Professor (a): Beatriz Koppe
CURITIBA
2013
1. RELATÓRIO: TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO E SEUS SUBTIPOS RESUMO
O filme “Melhor impossível” de James L. Brooks (1997), aborda uma doença conhecida como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), em que o paciente não reconhece que tem a doença, fazendo assim comentários maldosos e ofendendo as pessoas que convivem em seu meio. O autor comenta que esta é uma doença em que o paciente não tem controle sobre seus atos. Enfatiza ainda que o paciente fica perdido e nervoso quando atrapalham seus rituais, mais, por dentro ele é apenas inseguro, com medo de perder-se, morrer ou até mesmo viver.
PALAVRA-CHAVE: TOC, GAY, RITUAIS, PAIXÃO, ÓDIO
1.1 INTRODUÇÃO
Este relatório analisa a doença conhecida como TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Esse trabalho propõe a explicar que as pessoas portadoras desta doença são inseguras, ficam nervosas e perdidas quando atrapalham seus rituais. A produção do trabalho ocorreu conforme solicitação e supervisão da professora Beatriz Koppe, que ministrou aulas sobre a técnica do relatório durante o período de 29/07/2013 à 13/09/2013 na Faculdade Dom Bosco. A professora proporcionou aos alunos a aprendizagem que estruturam este relatório. O trabalho foi feito com base no filme Melhor impossível de James L. Brooks (1197), e sua correlação com o artigo Transtorno Obsessivo-Compulsivo: possíveis subtipos” de Ana Gabriela Hounie, Sergio de A Brotto, Juliana Diniz, Priscila J.”. Chacon e Eurípedes C Miguel (2001).
1.2 RELATO
O filme “Melhor impossível”, dirigido por James L. Brooks (1997), fala sobre a história de Melvin, um escritor que apresenta uma doença chamada TOC (transtorno obsessivo compulsivo), que