RELATO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX
RELATO
BARREIRAS
2014
VANUZIA DE OLIVEIRA PEREIRA
RELATO
Trabalho apresentado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo como requisito parcial a obtenção de nota no componente curricular Educacional do campo sob a orientação da professora Nilza Martins.
BARREIRAS
2014
O presente relato tem como objetivo o discorrer de pontos positivos de aprendizados adquiridos no componente curricular de Educação do campo dentro do tempo/espaço e conteúdos ministrados pela professora Nilza Martins.
Nos tempos atuais que as informações circulam quase que simultaneamente ao desenrolar dos fatos, os conteúdos foram explanados durante o decorrer dos módulos de forma dinâmica.
As aulas sempre era começadas com uma mensagem de reflexão, onde era feito breves relatos com os acadêmicos, dando oportunidades aos alunos para um melhor entendimento.
No primeiro dia de aula a professora pôs uma mensagem de Paulo Freire, onde ele deixou claro a capacidade do camponês de transformar a terra, a cultura e ser sujeito da sua própria história. Foi falado também sobre o ENERA, a educação Rural nas constituições Federais fazendo um paralelo histórico sobre a mesma e foi, a partir do modelo latifundialista, época em que o mundo vivenciava a segunda guerra.
Sabe-se que somente a partir da constituição de 1988 é que a Educação rural vem aparecer como um direito do povo do campo.
Vale ressaltar que foi a partir desse contexto que houve uma definição da educação rural e educação do campo, uma vez que a educação rural originou-se a partir das primeiras décadas do século XX com o pensamento latifundiário empresarial, visando apenas a preparação para o trabalho no desenvolvimento da agricultura do nordeste que visava o desenvolvimento da agricultura, com o objetivo de preparar o povo para o trabalho