Servico social
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL.
Profa. Amarilis Tudella
Unidade IV
♣ Nesta unidade será finalizada a exposição sobre a evolução do serviço social até o período contemporâneo.
♣ Nas décadas de 1980 e 1990, o serviço social encontra seu ápice, pois a revisão profissional, latente nas décadas anteriores, se concretiza.
♣ 1990 rompe com o conservadorismo.
♣ Novas demandas são colocadas para o serviço social, exigindo novas legislações e políticas.
Unidade IV
♣ O serviço social na cena contemporânea tem sua direção voltada à defesa da classe trabalhadora e do trabalho, dentro do processo de reprodução da vida material e dos modos de vida.
♣ É comprometido com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social, lutando pelos direitos e cidadania, em direção do desenvolvimento social inclusivo.
A renovação do Serviço Social
♣ Anos 1960 até 1970: ampliava-se a área de atuação do assistente social, juntamente com o aumento das demandas pelos serviços e políticas sociais.
♣ Avanços nos âmbitos acadêmico, profissional e organizativo; devido também a uma aproximação com os fundamentos da teoria da modernização presente nas ciências sociais.
A renovação do Serviço Social
♣ Serviço social: inserção no âmbito universitário, diálogo com as disciplinas das ciências sociais, criação e expansão da pós-graduação, com a implantação dos cursos de mestrado e doutorado no início dos anos 1970.
♣ O evento que marcou essa ruptura histórica da profissão com o perfil conservador foi o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, realizado em São Paulo, em 1979.
A renovação do Serviço Social
♣ O “Congresso da Virada”, que marcou o questionamento da organização conservadora da profissão.
♣ O congresso realizou a crítica ao conservadorismo, ao capitalismo e à autocracia burguesa, firmando compromisso com a classe trabalhadora e com transformações radicais da sociedade.
♣ Foi a primeira expressão na