Servico social
O vínculo mamãe x bebê começa desde a fase intra-uterina, todos os sentimentos que a mãe tem, sejam bons ou ruins são transmitidos diretamente para a criança. Um bebê precisa de cuidados diários para sua sobrevivência. A mãe é de extrema importância para o desenvolvimento e segurança desta criança, pois ¨o cérebro humano está sendo programado para atividades complexas como a linguagem e amadurecimento das emoções¨.
O responsável por esta criança deve agir de tal forma que preserve a sua integridade física e mental, visando o futuro desde indivíduo, conforme o Art. 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente que diz:
É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.
É preciso, amar, cuidar deste ser que começa a descobrir o mundo, buscando assim sua saúde mental. Quando os cuidados necessários não são dados a criança, cabe ao conselho tutelar entrar em ação e fazer cumprir o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme Art. 101(I ao VIII). Foi realizada uma entrevista, no Conselho Tutelar Dr. Clovis Figueiredo, com a conselheira Srª Loirdes Cerqueira dos Reis, no municio de Nazaré das Farinhas –Ba , nesta cidade existem 65 mil habitantes, neste conselho atuam 05 conselheiros e 10 comissários de menores.
Em 2009 foram atendidas 22 crianças de 0 a 12 anos, e em 2008 foram 14 menores nesta faixa etária.
A conselheira Loirdes, relatou que as principais formas de violência contra os menores foram: violência doméstica, abuso sexual e envolvimento com tráfico de drogas. Devemos dar destaque ao despreparo das famílias, ais quais tiveram seus menores violentados. Despreparo emocional, social,financeiro... Dando atenção especial para a transgeracionalidade. De acordo com Escosteguy (1997), o conceito de transgeracionalidade vem sendo cada vez mais usado no entendimento da dinâmica das relações entre mãe- bebê. A