Saude coletiva
TEORIA PAIDÉIA E REFORMULAÇÃO AMPLIADA
DO TRABALHO EM SAÚDE
Resumo apresentado ao Curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis; Anhanguera educacional S/A. Para obtenção de nota da 1ª V.A. na disciplina de Saúde Coletiva.
Profº Ms: Welton Vilar
ANÁPOLIS
2012
TEORIA PAIDÉIA E A CO-PRODUÇÃO SINGULAR DO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA
De acordo com a teoria Paidéia as mudanças são inevitáveis, mesmo que venham dentro de movimentos expressivos.
A saúde e a doença são fenômenos sociais resultantes de vários fatores, que podem ser internos ou externos as pessoas ou grupos sociais.
O método Paidéia (Campos 2000) é um recurso elaborado para ampliar o coeficiente de intencionalidade dos sujeitos viventes nesse caldeirão de mudanças continuas.
O método Paidéia busca ampliar a capacidade de as pessoas compreenderem e interferirem de modo deliberado nesta dinâmica. Em relação a saúde e doença a lógica não é diferente.
A SÍNTESE SINGULAR: A INTERFERENCIA DOS SUJEITOS NA CO-PRODUÇÃO DO MUNDO E DE SI MESMO
Refere-se à capacidade de reflexão e de intervenção dos sujeitos humanos sobre a dinâmica da saúde e da doença e sobre si mesmos e de suas organizações.
O singular é o resultado sintético da influencia do contexto sobre os sujeitos e, ao mesmo tempo, resulta da intervenção destes sujeitos. O sujeito interfere no mundo por meio da política, da gestão, do trabalho e de praticas cotidianas.
A teoria seria uma forma elaborada de saber, a ponto de compor um paradigma; isto é, o sujeito epistêmico lidará com um conjunto de conceitos que lhe permitam uma visão critica dos espaços e estruturas onde atua. O método Paidéia não sugere a necessidade ou a possibilidade de transformar todas as pessoas em, “sujeitos epistêmico”, pessoas dotadas de capacidade de analisar os acontecimentos a partir de um referencial cultural e teórico muito amplo.
A teoria Paidéia enfatiza é a necessidade de que, mediante a