servico social na humanizacao do hospital Albert Sabin
Objeto de Estudo
O Brasil comemorou 20 anos da conquista do direito constitucional à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, alguns avanços na execução das políticas de saúde vem sendo alcançados, mas muitas mudanças ainda se fazem necessárias nesse modelo de saúde adotado. Na implementação das ações e na organização dos serviços há um desacordo com os princípios estabelecidos pelo SUS, sendo a integralidade das ações e do cuidado, a diretriz que expressa melhor essa visão de qualificação do direito social, pois impulsiona à verificação de novas necessidades.
O que tem sido visto na realidade da saúde no Estado do Ceara, segundo a Cartilha de Humanização elaborada pela Secretaria de Saúde do Estado em 2005, é que tal modelo não consegue um resultado que satisfaça às necessidades, principalmente da população que procura as unidades hospitalares credenciadas ao SUS. Ainda há uma burocratização do sistema, falta de planejamento nas ações, baixa resolutividade e qualidades nos serviços oferecidos e a humanização, tão debatida ultimamente, tem ficado deficiente na acolhida dos usuários.
Deve-se avaliar que, embora a Constituição Federal de 1988 (Seção II, Art.196) estabeleça que “ a saúde é um direito de todos e um dever do Estado “ o que sem dúvida expressa grande conquista do avanço democrático na sociedade brasileira nos últimos tempos – isto não significa que todos os sujeitos, na realidade cotidiana, tenham, de fato, acesso a uma saúde que valorize o respeito a dignidade humana.
A assistência à saude é apenas um entre vários fatores determinantes da saúde da população e nem sempre o mais importante, deve-se ampliar a noção de cuidado e tentar compreender os condicionantes sociais do processo saúde doença.Como afirma a Lei?, a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,entre outros,a alimentação,a moradia,o saneamento básico,o transporte,o acesso aos bens e serviços essenciais.Os níveis de saúde da população expressam