SERVI O SOCIAL F RUM
* APONTEM AS CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS VERTENTES DO PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO, VIVENCIADO A PARTIR DA DÉCADA DE 1960:
Uma das características que do Processo de Renovação do SS é a aproximação do Serviço Social com a teoria social crítica, que proporcionou uma ruptura com o tradicional conservadorismo profissional passando a nortear os aportes ético-políticos, técnico-operativos e teóricos-metodológicos da profissão.
O Serviço Social na contemporaneidade responde às suas demandas através do comprometimento com os interesses dos trabalhadores, se valendo de uma relativa autonomia para realizar uma intervenção/análise crítica da realidade social, com o objetivo de reivindicar e mediar o acesso aos direitos sociais.
APRESENTAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO, DIFERENCIANDO O CONTEXTO BRASILEIRO DOS OUTROS PAÍSES:
A diferença do contexto brasileiro dos outros países é que o Serviço Social brasileiro sofreu um processo de consolidação acadêmica: cresce o mercado editorial, cresce a pós-graduação, o mestrado, o doutorado; movimento esse, acadêmico, que não foi acompanhado pelos países de língua espanhola no mesmo ápice de tempo. O desdobramento disso é o seguinte: o Serviço Social brasileiro se consolida. Passa a ter, depois dos anos 80, com a abertura democrática, uma produção muito mais madura academicamente e politicamente do que nos outros países. Tem-se todo o processo de renovação do Serviço Social brasileiro e uma preocupação muito interessante numa linha de reconhecimento de fazer a diferença entre a militância e a profissão, que são dimensões correlatas, mas são dimensões distintas, e o Serviço Social brasileiro chega nos anos 90/2000 com o papel de efetiva liderança no Serviço Social latino-americano. O movimento, que num primeiro momento da Reconceituação, encontrou nos países de língua espanhola um tom crítico do Serviço Social latino-americano,