Serrarias
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
UNICENTRO, Irati
PROJETO TÉCNICO E ECONÔMICO DE UMA SERRARIA
IRATI, PR
DEZEMBRO 2009
GILSON SAURUK
THIAGO ANDRADE ÊLMOR
PROJETO TÉCNICO E ECONÔMICO DE UMA SERRARIA
Trabalho de Serraria e Secagem, apresentado ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Dept. de Eng. Florestal da Universidade Estadual do Centro-Oeste, pelos acadêmicos do curso de graduação em Eng. Florestal.
Prof. Dr. Éverton Hillig
IRATI, PR
DEZEMBRO 2009
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo instalar uma serraria para produção de pranchas e tábuas, a partir de reflorestamento com espécies de rápido crescimento. Estima-se produzir 100 m³ por dia de madeira serrada, considerando 350 dias de efetiva produção por ano e com utilização de 90% da capacidade produtiva. Abaixo estão os dados referentes a este projeto, sendo estas informações fictícias, porém baseadas em técnicas usuais e com dados estimados em programas de simulação. Espécie sugerida para o plantio:
Pinus taeda. Árvore que pode atingir mais de 20 metros de altura; casca gretada e ramos acinzentados. Acículas reunidas em grupos de 3 (com 15 a 20 cm de comprimento), de cor verde-escura. Cones masculinos cilíndricos e amarelados, femininos ovado-oblongos, sésseis ou sub-sésseis, muito persistentes e dotados de escamas espinhosas. Sementes pequenas, cerca de 5 mm de comprimento, com alas de até 25 mm. Madeira resinosa, para este projeto considerou-se uma densidade media de 0,45 g/cm³.
Área total de efetivo plantio:
Para o calculo aproximado da área plantada utilizou-se o sistema de simulação da Embrapa “SISPINUS”, os resultados da simulação estão relacionados nas Tabelas 1; 2 e 3.
Tabela 1: SORTIMENTO DE ÁRVORES REMOVIDAS NO DESBASTE (7 ANOS). Diâmetros Árv./Ha Altura média Volume total Serraria Energia