Serraria
8.1 INTRODUÇÃO
Nos custos totais de um empreendimento industrial a participação direta das atividades de um projeto tem importância secundária, contribuindo normalmente com menos de 10% dos custos totais do investimento. Um projeto em sua forma material é constituído principalmente por documentos técnicos, os quais são elaborados por especialistas nos diversos campos da engenharia que são abrangidos pelo empreendimento. Os documentos que constituem um projeto são de caráter administrativo e sua manipulação e consulta são obrigatórios durante a elaboração e execução do projeto. Um projeto conterá os seguintes elementos listados, independente do seu porte:
Documentos básicos de consulta e referência: Proposta aceita Contratos e seus anexos Normas de procedimento e de coordenação Documentos administrativos
Documentos técnicos:
Desenhos
Arranjos físicos
Plantas de locação
Fluxogramas de processo
Fluxogramas de utilização
Etc.
Memoriais e especificações
Memoriais descritivos
Memoriais de cálculos
Especificações de material
Especificações de execuções
Etc.
Listagens
Listas de material
Listas de equipamentos
Listas de placas indicativas
Listas de linhas e de acessórios de tabulações
Etc. Manuais e instruções
Instruções para montagem
Manual de operações
Manual de manutenção
Diversos
Folhas de dados
Requisições de material
Croquis
Relatórios de computador
Etc.
Documentos de planejamento e controle: Estimativas Diagramas Gráficos de barras Organogramas Folhas de programação Relatórios de processos Etc. Outro aspecto a ser considerado é a aprovação do projeto por órgãos oficiais, os quais irão autorizar sua materialização nas fases preliminares do projeto. Os principais órgãos oficiais que participam na aprovação de um projeto industrial são: