Serrarias
RELATÓRIO DE SERRARIAS E BENEFICIAMENTO DA MADEIRA I
Trabalho realizado para a disciplina AT095 – Serrarias e beneficiamento da madeira I, do curso de Eng. Industrial Madeireira, do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.
Prof. Rui André Maggi dos Anjos.
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO. 2
2 – DESENVOLVIMENTO. 4
2.1 – DESCRIÇÃO DA ÁREA E DA SERRARIA 4
3 – DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS. 5
4 – PROCESSOS CONTRATUAIS 20
4.1 – GARANTIA. 20
4.2 – TRANSPORTE E MONTAGEM. 21
4.3 – CANCELAMENTO. 21
4.4 – SERVIÇOS E MATERIAIS NÃO INCLUSOS NO CUSTO DO PROJETO DA MILL SERRAS. 21
5 – CUSTOS RELACIONADOS AOS EQUIPAMENTOS 22
6 – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DOS MAQUINÁRIOS 23
7 – IMAGENS DA SERRARIA. 24
8 – LAYOUT DA SERRARIA. 26
9 – CONCLUSÃO. 27
1- INTRODUÇÃO.
O objetivo deste trabalho é realizar uma visita em uma serraria e levantar o máximo de informação possível sobre a construção, funcionamento, matéria prima e produto final. A visita foi realizada na serraria Tupinikin, que está localizada na Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba).
2 - DESENVOLVIMENTO
2.1 – DESCRIÇÃO DA ÁREA E DA SERRARIA.
A serraria Tupinikin está localizada na Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba). A matéria prima utilizada em seu processo produtivo é o Pínus, vindo de áreas de reflorestamento e é adquirida em estéreo, toda a sua produção é destinada a exportação.
A serraria como um todo foi projetada pela Mill serras com capacidade de produção de 1800m³ de eucalypto e 2500m³ de pinus serrado por mês, a mesma conta com 50 colaboradores especializados na área da indústria madeireira e todos trabalham apenas um turno utilizando equipamentos de segurança (protetor auricular, luvas, capas de couro, sapatos com biqueira de aço e alguns equipamentos auxiliares