serrapilheira
Conclui-se que as flores decompuseram mais rapidamente que as folhas,sejam elas analisadas com o tipo de material envolto e sua abertura e/ou a presença ou não do inibidor naftalina.A folha é composta por um material de mais difícil decomposição, por isso observa-se que ela foi o tipo de matéria orgânica que teve o maior tempo de decaimento da biomassa.
O tipo de matéria orgânica foi a variável principal com o “P” mais significativo e foi o primeiro fator que representou a perda de biomassa, em seguida observou-se o tipo de abertura do material que envolveu a matéria orgânica como o segundo fator significante. A meia tem os poros menos que o da malha e com isso macroorganismos, por exemplo, não conseguem atingir a matéria orgânica. Por ultimo,mas também significativo observa-se a presença ou não do inibidor em questão que foi a naftalina,este se mostrou o fator menos significativos quando comparado com os outros. A naftalina inibe a ação de fungos,por exemplo que também atuam na decomposição,ela causa inibição da atuação de microorganismos, o que também tem efeito na perda de biomassa causando o retardo da mesma.
Explicação do gráfico que relaciona t1-t2 etc !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ao longo dos dias foram observados a biomassa que permaneceu no intervalo de tempo quando comparado ao t1, ou seja, o valor da primeira pesagem antes de começar o processo de decomposição. Notou-se como já dito antes que a folha obteve o9 maior tempo de decomposição desde o inicio, logo também concluiu-se que a amostra que continha todos os materiais que ajudavam a retardar a decomposição da matéria orgânica, foi o que obteve o maior tempo de decomposição dentre todos que foi a amostra que continha folha envolto por uma meia e com a presença de naftalina.
Algumas amostras mostraram um pequeno aumento da sua biomassa,