serra leoa
Serra Leoa, oficialmente República da Serra Leoa, é um país da África Ocidental. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste. Tem um total de 71.740 km de extensão.
Cultura
Os Mendes, Temnes e outros grupos têm um sistema de sociedades secretas que encarregou-se através dos séculos de transmitir a cultura das diferentes tribos. Estas são inculcadas aos membros de cada grupo desde a infância. Por este secretismo a maioria das atividades culturais estão vedadas ao estranho.
A língua oficial da Serra Leoa é o inglês, mas a lingua franca de facto é a língua krio, materna para os Crioulos da Serra Leoa, mas falada por 98% da população.
História dos Temnes O grupoTemne Atualmente éo maior grupo étnico na Serra Leoa, em 35% do total da população. Os Temnes são encontrados predominantemente na Província do Norte e da Área Ocidental, incluindo a capital nacional Freetown. Os Temnes são produtores de arroz, pescadores e comerciantes. A Cultura Temne gira em torno dos chefes supremos, e as sociedades secretas, especialmente a sociedade Poro dos homens e da sociedade Bondo das mulheres. Os rituais mais importantes Temne focam a coroação e funerais de chefes supremos ea iniciação de novos membros de sociedades secretas. Durante os séculos 16, 17, e 18, centenas de milhares de Temnes foram capturados e enviados para as Américas como escravos. Hoje, os Temnes são de maioria muçulmana em cerca de 85% de sua população; eles se entrelaçam crenças islâmicas com práticas tradicionais africanas. Cerca de 14% dos Temnes são seguidores do cristianismo. Antes da dominação britânica,os Temnes eram governados por um rei chamado Bai ou Obai. Em 1898, os Temneslutaramcontra o domínio britânico, que é conhecido hoje como o Hut Guerra Fiscal de 1898. A cola palavra em Inglês (como Coca-Cola, que originalmente continha extratos de noz de cola), diz-se derivar da palavra Temne An-kola, significando noz de cola. Os