Módulo 8 contabilidade UNIP
ATIVO NÃO CIRCULANTE E A DEPRECIAÇÃO:
Como já vimos, o ativo não circulante divide-se em quatro grupos: realizável a longo prazo (R.L.P.), investimentos, imobilizado e intangível. IMOBILIZADO: Entende-se por ativo imobilizado todo ativo de natureza relativamente permanente, que se utiliza na operação dos negócios de uma empresa e que não se destina a venda. Assim, o imobilizado deve ter três características:
a) Natureza relativamente permanente (vida útil longa – um ano)
b) Ser utilizado na operação dos negócios
c) Não se destinar a venda Dizemos que é de natureza relativamente permanente porque praticamente nenhum bem (exceto terrenos) possui vida útil ilimitada dentro da empresa.
Ex: o edifício da fábrica constitui um ativo imobilizado pois atende as três características mencionadas. De maneira geral, os bens podem ser classificados como veremos a seguir:
a) BENS TANGÍVEIS: São os bens que possuem substancia concreta e que podem ser tocados. Exemplos:
a) Sujeitos a depreciação: edifícios e equipamentos
b) Não sujeitos a depreciação: terrenos e obras de arte
c) Sujeitos a exaustão: reservas minerais e florestais b) BENS INTANGÍVEIS: São os ativos que não tem substância física e que não podem ser tocados, mas podem ser comprovados. Exemplos:
Ponto comercial, direitos autorais, licença de exploração, patentes relativas a invenções e a marca de uma indústria/comercio.
ITENS QUE COMPÕEM O ATIVO IMOBILIZADO:
· Terrenos (utilizados pela empresa)
· Edifícios (utilizados pela empresa)
· Instalações (integradas aos edifícios)
· Máquinas e equipamentos ( para realizar a atividade da empresa)
· Móveis e utensílios (mesas, cadeiras, arquivos etc)
· Veículos ( de