Serra Leoa
Serra Leoa é um país localizado no continente africano, banhado pelo Atlântico, limitado a norte e a leste pela Guiné, a sudeste pela Libéria. Serra Leoa possui montanhas no norte e no leste; nelas estão localizadas as áreas de extração de diamante, a principal atividade econômica do país. A população nacional é composta por cerca de 5,8 milhões de habitantes, a maioria reside em área rural e a sua capital, Freetown, é a cidade mais populosa.
CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS
Uma das principais fontes de receitas financeiras são os diamantes. Também há reservas de bauxita e ouro. A agricultura, responsável por empregar boa parte da população, baseia-se nos cultivos de café, cacau, mandioca, arroz, etc. O setor industrial, pouco diversificado, atua nos segmentos alimentícios e têxteis.
A maioria dos habitantes vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólares por dia. A nação registra uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, com 102 óbitos a cada cem mil nascidos vivos. A esperança de vida é de apenas 48 anos e o analfabetismo atinge 62% da população.
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA COLONIAL E NOVO COLONIALISMO O processo de independência de Serra Leoa teve início na década de 1960, no entanto, os colonizadores ingleses insistiam em manter sua hegemonia no país. Somente em 1971, após vários golpes de estado, Siaka Stevens, do Congresso de Todos os Povos (APC), proclamou a independência de Serra Leoa.
Durante a década de 1990, foi deflagrada uma guerra civil em Serra Leoa. Vários golpes de poder foram realizados, e a situação se tornou mais crítica com os confrontos entre as tropas do governo e a Frente Revolucionária Unida (RUF). As armas eram obtidas por meio de traficantes de armas, que recebiam como forma de pagamento os diamantes extraídos do solo do país. Somente em 2001 foi selado um acordo de paz. O saldo dessa guerra foi a morte de mais de 50 mil civis e a destruição da infraestrutura nacional.