Serra Leoa
A Serra Leoa é um país da África Ocidental, onde existem cerca de 5.485.998 habitantes. É uma região marcada por situações extremas de miséria, onde as pessoas sobrevivem com cerca de um dólar por dia. Apesar de serem “ricos” em minerais como principalmente o diamante, as pessoas são exploradas nesse tipo de trabalho e continuam em condições de vida precária.
O país está se recuperando ainda depois de uma Guerra Civil (1991-2002). O líder Foday Saybana Sankoh, tinha como objetivo derrubar o governo central do país. Os habitantes foram obrigados a deixar suas casas e buscavam se “proteger” indo para país ou regiões vizinhas. Cerca de dois milhões de pessoas morreram nesse conflito.
A região possui uma abundante vegetação selvagem, na área centralizada do país existem florestas, matas e campos agrícolas, o que corresponde a 43% da área terrestre.
Na agricultura do país, os principais cultivos são o de café e cacau. O clima do país é o tropical, existem duas estações bem definidas que determinam o ciclo agrícola da região: a estação chuvosa, de maio a novembro, e uma estação seca de dezembro a abril, quando ventos frescos e secos sopram do Deserto do Saara.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é o segundo pior do mundo, corresponde a 0,339, a população que está abaixo do nível de pobreza chega a cerca de 70%. A expectativa de vida dos homens é de aproximadamente 38 anos e das mulheres 43 anos. Um dos problemas de expectativa de vida é a AIDS, a qual milhares de pessoas estão contaminadas.
Portanto, diante de tanta desigualdade, miséria, os conflitos que aconteceram acabou tornado impossível estabelecer um bom governo. Foi um país explorado desde a sua fundação, com o contrabando de diamantes é uma maneira de sobrevivência que parte da população encontra. É a contradição entre a miséria dos que passam o dia à procura das pedras e os que, em outra parte do país, pagam pequenas e grandes fortunas por elas.