Murilo Mendes
1ª FASE: A principal arma de renovação dos modernistas brasileiros foi o trabalho com a pesquisa de uma linguagem livre de quaisquer normas e obrigações; poema-relâmpago (textos curtíssimos, à moda cubista ou dadaísta); apresentando em manifestos e grupos organizados em revistas de cultura e literatura.
2ª FASE: o Modernismo brasileiro buscava expressar as particularidades nacionais, assimilando para isso aquilo que lhe interessava nas propostas de arte Moderna que chegavam do velho continente.
BIOGRAFIA DO MURILINHO! (td no slideeee)
Caracteristicas: Poeta fiel aos seus princípios, sem obedecer rigidamente a nenhum estilo; O estranhamento que sua poesia provoca deve-se à linguagem fragmentada, às imagens insólitas, à simbologia própria que apresenta e a visão messiânica do mundo.
Murilo parte do princípio de que o mundo é o próprio caos para poder, a partir daí, recompor a ordem das coisas à sua visa surrealista.
Sua poesia é fruto das várias experiências do autor: conversão ao catolicismo, o surrealismo, a poesia social, o experimentalismo barroco e o neobarroquismo; Uma das suas grandes características foi no livro Tempo e Eternidade com Jorge de Lima, onde ele conciliou a “poesia religiosa com as contradições do eu, com a preocupação social e com o sobrenatural surrealista”. O poeta mostra uma visão particular de religiosidade, unindo senso prático de vida –