Sociologia
1. A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO EM DURKHEIM
Durkheim enfatiza: a questão da ordem social.
A sociedade para Durkheim: é uma realidade estruturada ao longo da história que converte o presente em que vivemos num fato duradouro, resistente ao capricho da nossa vontade.
A sociedade se apresenta: como um todo estruturado capaz de moldar os individuos, os quais da sociedade dependem, como uma realidade externa, independente do individuo.
Representações coletivas: quando a sociedade tem uma dimensão real, como o espaço que ocupa as instituições, os comportamentos sociais dos individuos.
Durkheim afirma que a sociedade desperta nos individuos: um sentimento de apoio, de proteção, de dependência.
O homem: é conjunto de bens intelectuais que constitui a civilização, e a civilização é obra da sociedade.
A influência da sociedade sobre o individuo: exige a ação comum, o compartilhar hábitos, costumes, normas morais, sentimentos que são essencialmente derivados do meio social em que nasce e vive.
Processo educativo segundo Durkheim: vem a ser a incorporação pelo individuo das representações coletivas constitutivas da sociedade concreta onde vive e morre.
A sociedade e a educação no sentido sociologico: a educação, entendida não só como o que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imperiosa sobre os individuos é a socialização.
Processo educativo pelo qual a sociedade molda uma criança: toda educação consiste num esforço continuo para impor a criança maneiras de ver e de agir as quais ela não teria chegado espontaneamente. Desde os primeiros tempos da sua vida coagimos a comer, a dormir, etc. Se com o tempo, essa coação deixa de ser sentida, é porque fez nascer hábitos e tendências internas que a tornam inutil, mas que só a substituem