vasos e pressão
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MAGNO JAIME DE SOUSA
OPERAÇÕES UNITÁRIAS
Belo Horizonte
2014
MAGNO JAIME DE SOUSA
TRABALHO DE OPERAÇÕES
UNITÁRIAS
Trabalho feito para a disciplina Operações Unitárias da Universidade
Salgado de Oliveira – UNIVERSO, como parte dos requisitos para fechamento dos trabalhos.
Orientador: Ruy Generoso
Belo Horizonte
2014
Caldeiras e vasos de pressão
CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
No século II antes da no era, como resultado de uma série de experiências, Heron, de Alexandria, criou um aparelho, o qual denominou de um eixo. Eram os precursores das caldeiras e das turbinas a vapor que, então, surgiam.
Denis Palin, na França; James Watt, na Escócia; Wilcox, nos Estados Unidos e muitos outros, entre cientistas, artífices e operários, ocuparam-se, ao longo dos tempos, com a evolução dos geradores de vapor.
As Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão, superior á atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
Atualmente, graças a todos os aperfeiçoamentos e a intensificação da produção industrial, a caldeira ocupa um lugar muito importante pois gera o vapor indispensável a muitas atividades, não só para movimentar máquinas mas também para limpeza (esterilização), aquecimento, e participação direta no processo produtivo, como matéria-prima.
Além da indústria, outras empresas, utilizam cada vez mais vapor gerado pelas caldeiras, como por exemplo: restaurantes, hotéis, hospitais, frigoríficos.
Como sabemos, Caldeira é um trocador de calor que, trabalhando com pressão superior á pressão atmosférica, produz vapor, a partir da energia térmica fornecida por uma fonte qualquer. É constituída por diversos equipamentos integrados para permitir a obtenção do maior rendimento térmico possível e maior segurança.
Esta definição abrange