Serpentinito
Departamento de Engenharia de Minas
Relatório Final de Estágio
Caracterização Mineralógica
Autor: Leandro Ferreira
Orientador: Dr. Raul Zanoni Lopes Cançado
Conteúdo
Introdução 3
Objetivo 3
A Pedras Congonhas 4
História 4
Localização e acessos 5
O Mineral 5
Beneficiamento 6
Fluxograma: 7
Caracterização 8
Densidade 8
Análise Granulométrica a Laser: 9
Análise Química 11
Microscopia eletrônica de varredura-microanálise (MEV) 12
Difração de raios-X 16
Conclusão 17
Bibliografia 18
Introdução
A Mineração Pedras Congonhas Extração Arte e Indústria LTDA trabalha com explotação de serpentinito para uso siderúrgico, como fundente no processo de sinterização e alto forno, além de utilizá-lo como agregado na construção civil.
Há alguns anos a Mineração Pedras Congonhas trabalha para desenvolver novas aplicações para seu minério, e em algumas aplicações um grande obstáculo encontrado é uma parte ferrosa (cerca de 10%) contida na rocha. Segundo Klein & Hurlbut (1999) as serpentinas aparecem freqüentemente associadas a cromita (FeCr2O4), magnetita (Fe3O4) e magnesita (MgCO3).
A instalação de filtros de mangas na usina de beneficiamento com o objetivo de capturar os finos gerados pelo processo de cominuição da rocha levantou a hipótese do próprio ciclone estar separando a fração ferrosa da não ferrosa, visto que a diferença de densidade dos minerais portadores de ferro é significativa, sendo assim acredita-se que a parte mais densa é levada para o under do ciclone e a outra segue para ficar retida nas mangas.
Objetivo
O objetivo do presente estudo é caracterizar mineralogicamente duas amostras de minério de serpentina, ambas do sistema de despoeiramento da empresa, uma capturada pelo filtro de mangas e a outra na saída do ciclone.
Neste trabalho tentaremos levantar o máximo de informações sobre os materiais a fim de descobrir se a