Características das rochas
Granitos
Os granitos são rochas ígneas basicamente formados por mica, feodsfato e quartzo. Esses materiais enquadram-se nos minerais com dureza Mohs 6 e 7. Os granitos, pela sua grande diversidade estético-decorativa e, em geral, maior resistência ao desgaste, são muito mais utilizados do que os mármores. Exemplos de granitos: Capão Bonito, Branco Fortaleza, Verde Marinace.
Mármores
Os mármores são rochas metamórficas de origem sedimentar formados principalmente pelos minérios calcita e dolomita, que na escala de Mohs se enquadram entre o 3 e o 4. Os mármores têm tons de cores que variam de creme-esbranquiçado ao bege-amarelado, entre outros. Pela sua própria natureza, são rochas macias, pouco abrasivas, e de baixa resistência aos agentes intempéricos. Exemplos de mármores: Bege Bahia (travertino), o Imperial Pink (mármore calcítico), a Pedra Cariri (calcário laminado), o Candelária White (mármore dolomítico) e o Carrara (calcário).
Quartzitos
Os quartzitos são rochas de variada tonalidade de cor. São rochas naturalmente resistentes aos abrasivos e duros ao corte. Exemplos de quartzitos: Azul Macaúbas, o Azul Imperial, e o Branco Santa Mairi.
Ardósias
Ardósias são rochas metassedimentares, de baixo grau metamórfico, formadas a partir de seqüências argilosas e síltico-argilosas. São rochas de cor cinza-escura a preta. Da sua extração obtêm-se facilmente placas mais ou menos uniformes. São rochas geralmente impermeáveis e pouco resistentes ao desgaste abrasivo. Exemplos de ardósias: Ardósia Vinho, Ardósia Verde.
Serpentinitos e Esteatitos
Os serpentinitos são produtos de alteração hidrotermal de rochas ígneas ultrabásicas magnesianas
São rochas de coloração verde-escura a amareladas, maciças a fibrosas e de baixa dureza. Exemplos de serpentinitos: Granito Verde Rajasthan e Granito Verde Alpi.
Os esteatitos, são rochas metamórficas, compactas, compostas sobretudo de talco (também chamado de esteatite ou esteatita) mas