A escola enquanto espaço formativo de práticas que conduzem ao bem viver
Em minha concepção e formação acadêmica até o momento acredito que, a escola pode se constituir enquanto espaço formativo de práticas que conduzem ao bem viver. Os (as) professores (as) são determinantes da sua prática, somos nós que damos sentido a tudo o que se faz dentro e fora da sala de aula. É a partir de nossas práticas que surgem e se constroem capacidades para a mobilização do pensamento pedagógico reflexivo e ativo. De acordo com Valls (1997), "A ética é uma daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Para Piaget, toda Moral é um sistema de regras e a essência de toda a moralidade consiste no respeito que o indivíduo sente por tais regras. Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Podemos dizer que ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Segundo o artigo “Moral e Ética no contexto escolar”, escrito por- Beatriz Barros Silva Marinho; a ética é a responsável pela possibilidade atribuída à escola de conduzir o ser à condição de crítico e responsável pelos seus atos. A formação moral