Sermão
Capitulo II Neste capítulo, são feito os louvores aos peixes em geral que fazem contraste com os defeitos dos homens, pois os peixes ouvem e não falam e os homens falam muito e ouvem pouco. Padre António Viera elogia os peixes com algumas das seguintes qualidades, que são obedientes, que são bons ouvintes, tranquilos, devotos e prudentes criticando assim também os homens (linha 34-39).
Capitulo III É no terceiro capítulo que são feito os louvores em particular, tendo Padre António Vieira comparando alguns dos peixes com S. António. O peixe Tobias com o seu fel sarava a cegueira, já S. António com as suas palavras duras também curava a cegueira das almas. A rémora que era pequena de corpo mas que era grande na força e no poder é comparada com a língua de S. António que domou as paixões humanas. O torpedo que tinha como virtude a energia, é comparado com S. António pois estes fazia tremer o auditório com as suas palavras e por fim, o Quatro-olhos que tinha como virtude dois olhos para cima e dois olhos para baixo, tal como S. António olhava para o céu e para o inferno.
Capitulo IV No Capitulo IV, Padre António Vieira faz então as reprensões no geral. Este prega aos peixes o quanto é escandaloso comerem-se uns aos outros pois estes, são todos irmãos, são todos cidadãos da mesma pátria, e o que torna ainda maior o escândalo é o facto dos grande comerem os pequenos. Acrescentando assim, que os homens cometem o mesmo erro de se comerem uns aos outros referindo-se á