Sermão
Estrutura:
Exórdio – Apresentação do tema e captação da atenção do auditório. (Cap. I) Exposição – Narração/ explanação dos factos. (Cap. II e III) Confirmação – Defesa da tese com argumentos. (Cap. IV e V) Peroração – Resumo do que foi dito e apelo à adesão dos ouvintes. (Cap. VI)
Porquê este nome?! Homenagem ao Sto. António (pregado no dia de Sto. António) Segue o exemplo do sermão de Santo António (aos peixes) Tal como Sto. António tenta converter os hereges (expulsem os demónios dentro de si), também Padre António Vieira tenta fazer isso com os colonos portugueses no Brasil.
Objetivos: Pretende agitar as consciências (abrir os olhos), conduzir à reflexão. Pretende evitar o mal e preservar o bem (sal que tenta salgar).
Conceito Predicável:
Espécie de tese, normalmente uma frase bíblica e em torno da qual todo o sermão se vai constar. Vos estis sal terrae (Vós sois o sal da terra).
Vós – Pregadores (todos aqueles que pregam a doutrina cristã)
Sal – Simboliza a doutrina cristã
Terrae – Simboliza o povo/ os homens em geral.
Primeira Constatação: A Terra está corrupta.
A Terra está corrupta. Porquê? O sal não salga: a doutrina cristã não está a ser divulgada de forma correta. A Terra não se deixa salgar: os homens não querem saber da doutrina cristã.
Causas Prováveis da ineficácia do sal:
Causa 1: o sal não salga; Os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; Os Pregadores dizem uma coisa e fazem outra, não exemplificam a doutrina que pregam; Os pregadores em vez de pregarem a palavra de Cristo, só estão preocupados consigo próprios/interesses pessoais.
Causa 2: a terra não se deixa salgar; A doutrina cristã é bem transmitida mas os homens não a querem seguir. Os homens imitam os maus pregadores e preferem agir de forma incorrecta como eles. Os homens são egoístas e adotam atitudes individualistas, sem se preocuparem com o seu