introdução
O presente relatório intitulado Estágio supervisionado em Serviço Social I em o objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, que foi devidamente acompanhada pela disciplina Laboratório do Ensino da Prática I.
Além disso, é importante salientarmos que a busca pelo conhecimento é desafiante e de tarefa árdua, pois vai além do olhar aparente do que está posto, mas com a intenção de desvendar o simples a partir de um processo de investigação. Dessa forma o trabalho tratará das dimensões técnico-operativas da profissão, em que é evidenciada a atuação do Assistente Social junto à realidade posta em seu cotidiano.
A experiência do estágio é um momento de muita expectativa, indispensável ao estudante sendo de fundamental importância na formação profissional calcado no processo de ensino-aprendizagem, visto que os estágios são espaços privilegiados para o contato direto com os usuários e a Política de Assistência Social onde emergem questões que lhe são especialmente particulares, por estarem situados na esfera das relações entre instituições de ensino e as organizações.
Instaura-se dessa maneira, um momento de interação, privilegiando as dúvidas, as contradições, questionamentos presentes no trabalho profissional baseado num processo participativo que envolve o planejamento, compromisso e avaliação das atividades desenvolvidas do campo de estágio.
A supervisão de estágio é canal de ligação entre as disciplinas e os campos de estágio, na medida em que privilegia a análise conjuntural de processos sociais em curso na sociedade geradora das múltiplas expressões da questão social; ela possibilita a elaboração e reelaboração do objeto de intervenção e a criação de estratégias comprometidas com a dimensão ético-político do projeto profissional em suas particularidades socioinstitucionais (LEWGOY, 2009, P. 167).
A supervisão de estágio está imbricada no processo de ensino-aprendizagem tendo os supervisores como facilitadores