Modelo Laboratorio
No laboratório existem diversos equipamentos para realizar as atividades do cotidiano. Dentre esses equipamentos encontra-se a balança analítica e semi-analítica, que tem a função de pesar diferentes massas. A balança analítica é mais precisa, enquanto a semi-analitica possui mais margem de ocorrer um erro. Ao pesar os materiais, é necessário estar atento, pois no caso da balança semi-analítica a uma variação pequena de massa.
Balança analítica.
Balança semi-analitica.
Já para medir volume, usam-se algumas vidrarias como: proveta, pipeta graduada e pipeta volumétrica. A proveta é utilizada para medir grandes volumes, e as pipetas são utilizadas para medir volumes pequenos. Ao medir volume, devemos ficar atentos ao menisco, devendo observar o volume sempre a nível do olho, para não ocorrer o erro de paralaxe. O erro de paralaxe consiste em uma posição errada de quem esta obeservando o menisco.
Esta aula prática teve como objetivos: Efetuar medidas de volume de acordo com o menisco e utilizar corretamente uma balança, para pesar massa.
MATERIAIS E PROCEDIMENTOS
Materiais e reagentes necessários
Balança
Proveta
Pipeta graduada
Pipeta volumétrica
Pipetador
Béquer
Espátula
Açúcar
Sal
Areia
Óleo de soja
Procedimentos
Procedimento 1: Examinou-se os instrumentos sobre a bancada e foi realizado a medição dos volumes solicitados. Para cada volume utilizou-se uma respectiva vidraria.
Procedimento 2: Ligou-se a balança e esperou-se zerar. Foi colocado o recipiente e tarou-se a balança para pesar as substâncias solicitadas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Procedimento 1
Volume medido (mL)
Vidraria utilizada
5 mL
Pipeta graduada
40 mL
Proveta
2 mL
Pipeta graduada
90 Ml
Proveta
0,5 Ml
Pipeta graduada
10 Ml
Pipeta graduada
Percebeu-se que a vidraria mais utilizada foi a