SERIGRAFIA 1
Este trabalho trata sobre o método de serigrafia, especificamente sobre sua historia e seu processo. O objetivo é explicar detalhadamente como surgiu e como se desenvolveu o processo, a aplicação do mesmo no mercado atual. Está organizado em 2 partes, historia e processo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliografica.
SERIGRAFIA
De acordo Lorenzo Baer (1999) a impressão serigráfica, tem sua “provável” origem no trabalho de antigos artistas chineses, no período que se seguiu pela construção da grande muralha. E ainda de artistas egípcios que usavam técnicas similares, durante a construção das pirâmides.
Baer conta sobre as técnicas que deram origem à serigrafia, como os japoneses faziam desenhos muito delicados nos estêncils e que para unir as partes delicadas dos recortes faziam tramas de cabelo humano, que na fase moderna da serigrafia foi substituída pela seda e depois pelos tecidos sintéticos.
A serigrafia moderna, por assim dizer, ou também chamada de silk-screen, é a arte de impressão em que a tinta utilizada é vazada através de movimentos feitos com um rodo ou puxador, em uma tela. A tela para serigrafia é em nylon deve ser esticada em um bastidor que pode chegar a ser tanto de aço, quanto de alumínio e madeira.
A serigrafia pode ser impressa em vários tipos de materiais, como por exemplo, em vidro, tecido, papel, plástico, madeira, etc. É muito feito em camisetas, já que os materiais utilizados são bastante em conta.
Você pode montar uma serigrafia em casa se quiser, gastando pouco e obtendo lucros em pouco tempo de investimento, a produção desse tipo de produto vale a pena, pois se uma pessoa manda uma camiseta a uma gráfica para realizar o mesmo trabalho, o valor final custará muito mais caro.
Além de manual, há máquinas para serigrafia, que geralmente são utilizadas em indústrias, pois são automáticas. A partir dessa abundante tecnologia que nos ronda no século XXI, é possível